14 de junho de 2009

CANDIDATO REFORMISTA OFICIALIZA PEDIDO FORMAL DE ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES NO IRÃ

DO GLOBO
Mir Hosein Moussavi entrou com o pedido formal para anular resultado.
Ele alega que houve fraude na votação que reelegeu Ahmadinejad.
O candidato iraniano Mir Hosein Moussavi apelou formalmente contra o resultado das eleições presidenciais da última sexta-feira (12). Ele entrou com o pedido junto ao Conselho de Guardiões, que controlam o poder legislativo do país. "Hoje eu submeti o pedido oficial para cancelar o resultado das eleições", disse.
Moussavi pediu neste domingo (14) a seus seguidores que mantenham "de forma pacífica" sua "oposição" aos resultados oficiais das eleições de sexta-feira (12), que deram a vitória ao mandatário atual, o ultraconservador Mahmud Ahmadinejad.
Os aconselho novamente a manter a oposição civil e legal, de forma pacífica, em todo o país", afirmou Moussavi no site de sua campanha, Kalam News. O anúncio feito no sábado da reeleição de Ahmadinejad, em eleições que, segundo Musavi, registraram "irregularidades", provocou violentas manifestações em Teerã, que continuavam neste domingo.
Segundo a rede de TV CNN, Moussavi não chegou a ser formalmente detido, como chegou a ser noticiado por alguns veículos de comunicação iranianos e israelenses. A reportagem diz, entretanto, que não há informações seguras sobre a situação dele no momento, e que ele poderia estar em alguma forma de prisão domiciliar.
As manifestações contra a reeleição de Ahmadinejad foram registradas em vários pontos da capital, mas, segundo relatos de jornalistas da mídia ocidental, com menos violência de que na véspera. Além da repressão policial, entretanto, testemunhas relatam que eleitores do presidente estão agindo de forma violenta contra os manifestantes.
Enquanto grupos opositores fazem protestos, os que apoiam o presidente se reuniram em outra parte da cidade para celebrar a reeleição. Imagens de redes de TV internacionais mostraram uma multidão de milhares de pessoas com bandeiras e fotos de Ahmadinejad. Mais cedo, o presidente defendeu, em entrevista coletiva, os resultados da eleição, disse que o Irã é um modelo de democracia e que os perdedores sempre reclamam dos resultados.
O Conselho dos Guardiães da Constituição é a máxima autoridade encarregada de confirmar a validade das eleições.Os membros do Conselho são nomeados diretamente e indiretamente pelo líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que comemorou no sábado a reeleição do atual presidente, Mahmud Ahmadinejad.
LEIA MAIS

Nenhum comentário: