14 de junho de 2009

MOUSAVI OFICIALIZA PEDIDO DE ANULAÇÃO DE ELEIÇÃO NO IRÃ

DA FOLHA ONLINE

O candidato derrotado nas eleições presidenciais iranianas, Mir Hossein Mousavi, afirmou neste domingo que pediu formalmente ao Conselho dos Guardiães o cancelamento do pleito realizado na última sexta-feira (12), devido às supostas irregularidades cometidas.
Em uma mensagem publicada em sua página na internet, ele pediu para que mais protestos sejam realizados. "Peço a você, nação iraniana, que continuem os protestos em todo o país de uma maneira pacífica e legal".
Neste domingo, partidários de Mousavi voltaram às ruas da capital Teerã e enfrentaram a polícia, que tentava conter os manifestantes.
Os policiais usaram motocicletas para dispersar a multidão. Ao menos uma pessoa, uma mulher, ficou ferida. Jornalistas que filmavam a violência também foram detidos.
Cerca de dois mil estudantes, alguns carregando fotos de Mousavi, outros cobrindo o rosto com bandanas, gritaram slogans anti-governo e provocaram a polícia na Universidade de Teerã.
Ahmadinejad foi reeleito presidente com 62,6% dos votos, contra 33,75% obtidos por Mousavi, que classificou a vitória de uma "piada perigosa", que "pode abalar os pilares da República Islâmica e levar à tirania".
LEIA MAIS

Nenhum comentário: