23 de junho de 2009

CRISTOVAM BUARQUE DEFENDE AFASTAMENTO DE JOSÉ SARNEY

CLÁUDIA ANDRADE

Do UOL NotíciasEm Brasília


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta segunda-feira (22) que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), licencie-se do cargo por um período de dois meses para voltar em "um momento diferente" da Casa.
Em discurso no plenário, Cristovam afirmou que Sarney "não está conseguindo liderar" os senadores na procura de uma solução para a crise moral da Casa. "Eu creio que se o vice-presidente Marconi Perillo (PSDB-GO) assume a liderança por alguns meses nesta casa, ele pode nos dar uma velocidade diferente. E o senador Sarney volta em um momento novo desta Casa."
Cristovam sugeriu uma licença de dois meses do presidente, que tomaria a decisão "de sua própria vontade". "Estou fazendo apenas uma sugestão. Se ele aceita essa sugestão, a gente começa a ter um novo clima para buscar as soluções que precisamos".
Para o senador do PDT, o peemedebista "contribuiria mais" participando dos debates "do que presidindo a Mesa e tendo que se defender". "Ele sentado aí com a experiência que ele tem, ele pode dar uma contribuição maior do que a contribuição presidindo a Mesa, diante desse fogo cerrado que está recebendo todos os dias e que vamos continuar recebendo".
Na opinião de Cristovam, a velocidade com que Sarney tem tomado medidas para contornar a crise do Senado não é a adequada. E diz que os parlamentares precisam discutir não apenas o problema de passagens aéreas, seguro médico, nomeações, mas o problema "estrutural" da Casa. "Hoje não é orgulho ser senador. Se alguém me apresenta como professor, eu tenho mais credibilidade que como senador

Nenhum comentário: