25 de setembro de 2009

NOVA VERSÃO PÕE BRASIL NO CENTRO DA OPERAÇÃO ZELAYA

Gilberto Scofield Jr. e Marília Martins

O Globo - 25/09/2009

Micheletti liga Brasil à volta de Zelaya


Os rumores e versões de envolvimento de países das Américas do Sul e Central no regresso do presidente deposto Manuel Zelaya a Honduras são cada vez mais fortes e envolvem agora não apenas Venezuela, Nicarágua e El Salvador, mas também o Brasil. Num duro comunicado ontem, o Ministério de Relações Exteriores do governo interino hondurenho acusou o Brasil de intromissão, mencionando uma declaração de Zelaya de que teria consultado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de buscar abrigo na embaixada brasileira.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Zelaya responde por que escolheu a Embaixada do Brasil: — Foi uma decisão pessoal e foi consultada com o presidente Lula, o chanceler Amorim e o encarregado de negócios em Tegucigalpa.
Em reação, a Chancelaria hondurenha reclamou da “intromissão do Brasil em assuntos internos”, afirmando que a declaração do governo brasileiro de que não tinha conhecimento prévio sobre a viagem foi desmentida pelo presidente deposto na entrevista.
O texto afirma ainda que recai sobre o Brasil “a responsabilidade pela vida” de Zelaya, assim como as consequências por “permitir que se converta a missão (diplomática) numa plataforma de propaganda política e concentração de pessoas armadas”.
O Ministério da Informação interino, porém, descartou um rompimento de relações.
Em Pittsburgh, o presidente Lula negou as acusações: — Vocês vão ter que acreditar num golpista ou em mim — disse. — Veja, ele tinha que parar em alguma embaixada e acho que a preocupação não é saber em que embaixada ele está e como chegou lá. O caso concreto é que tem um golpista no poder. Eu não vejo nenhuma justificativa para o golpe.
Peças para formar esse quebracabeças vêm surgindo. Em compromissos nos Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu que não só tinha conhecimento do regresso de Zelaya como ajudou-o a simular que estava viajado para Nova York, para a Assembleia Geral da ONU.
— Foi uma operação secreta, um truque — disse Chávez.
Para García, uma cortina de fumaça
O jornal espanhol “El País” já havia revelado que Zelaya havia seguido num avião venezuelano até El Salvador, e de lá entrado por terra em Honduras.
Na quarta-feira à noite, Chávez contou que ele e Zelaya conversaram por telefone e, temendo serem grampeados, discutiram planos para assistirem à Assembleia Geral da ONU. Zelaya, no entanto, voou para El Salvador, onde pousou no domingo.
— O avião decolou, mas sem Zelaya e aqui (em Nova York) esperavam por ele — disse Chávez, afirmando que “foi Zelaya quem traçou o plano” e que acompanhou a viagem por telefone.
“El País” sugere ainda o envolvimento de outros países. O avião com Zelaya, vindo da Nicarágua, pousou em San Salvador, onde foi recebido por dirigentes do partido no governo: a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN). A partir daí, Zelaya teria entrado em Honduras de carro. Rumores sugerem que Chávez teria sugerido a Zelaya procurar a embaixada brasileira em Tegucigalpa.
O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou que a sugestão de que a volta do presidente deposto tenha sido planejada por Chávez serve apenas para desviar a atenção do fato de que houve um golpe de Estado.
— Ainda que seja verdade, a sugestão de que Chávez está por trás da volta de Zelaya não tem a menor importância diante do fato de que houve um golpe de Estado que possui ressonância no continente inteiro. Quem defende esta tese quer mesmo é pôr uma cortina de fumaça para esconder o golpe — disse Garcia, afirmando que não houve qualquer participação do governo brasileiro e que o Brasil não teria nenhum pudor em admitir isso.
Amorim fez coro ao rebater as acusações contra o Brasil e de que Zelaya não seria o presidente legítimo.
— Deve haver procedimentos legais para tirar um presidente do poder.
Não é chamar o Exército, botar um fuzil na cabeça, sequestrá-lo de madrugada, enviá-lo a outro país. Isso acabou na América Latina e no Caribe.
O embaixador do Brasil na OEA, Ruy Casaes, afirmou: — Para nós não interessam as acusações que (o governo) Roberto Micheletti possa fazer. Não tem credibilidade para fazer acusações. E Honduras continua responsável pela integridade da embaixada e de Zelaya.
A polêmica chegou à Venezuela com a publicação do artigo do respeitado colunista Nelson Bocaranda Sardi no jornal “El Universal” afirmando que o Brasil planejou o retorno de Zelaya.
O objetivo era fazer com que ele chegasse à Casa da ONU, em Tegucigalpa, transformando Honduras no assunto principal da Assembleia Geral. Mas o anúncio prematuro de Chávez de que o presidente deposto estava em Honduras teria alterado o trajeto.
Bocaranda diz que a Venezuela tinha três planos para a volta de Zelaya e que eles teriam sido passados a um alto funcionário do governo brasileiro — ele indaga se seria Garcia — pois o Brasil estava montando uma estratégia para o regresso. Zelaya teria seguido com um guarda-costas venezuelano, e Chávez acabou anunciando o retorno antes que chegasse ao prédio da ONU, deixando Lula contrariado com um resultado diferente do previsto.

Nenhum comentário: