25 de setembro de 2009

CAÇAS QUE O BRASIL QUER CAEM EM TESTE


O Globo - 25/09/2009

Aeronaves participavam de missão de treinamento e podem ter se chocado no ar; um piloto está desaparecido

PARIS e RIO. Dois jatos Rafale, da Marinha francesa, caíram ontem no Mar Mediterrâneo, por volta das 13 horas de Brasília, durante uma missão de treinamento.
O piloto de uma das aeronaves foi resgatado, e o outro continuava desaparecido até o fim da noite de ontem. Embora a Marinha francesa não tenha dado detalhes sobre o acidente, agências de notícias e jornais da França informavam ontem à noite sobre a possibilidade de os dois caças terem se chocado no ar. “Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram”, informou uma fonte militar francesa ao jornal “Le Monde”.
No dia 7 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou a intenção do governo brasileiro de comprar 36 caças Rafale, fabricados pela Dassault Aviation S.A. A decisão depende também da análise das propostas de outros dois fabricantes, a americana Boeing, com o F18, e o Gripen, da sueca SAAB.
A Força Aérea Brasileira (FAB) adiou para até o dia 2 de outubro o prazo para a entrega das propostas modificadas das três empresas, e até o momento não há uma decisão sobre a compra dos aparelhos. Do ponto de vista político, no entanto, a inclinação do governo brasileiro seria pela empresa francesa.
No Rio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou: — Tem uma decisão da Aeronáutica a ser tomada. Vamos aguardar o procedimento normal.
Esperar tramitar. Isso tudo será submetido ao presidente.
Os caças envolvidos no acidente haviam decolado do portaaviões Charles de Gaulle. De acordo com a Marinha francesa, o piloto foi resgatado “com vida e consciente”. “Importantes meios aéreos e náuticos foram imediatamente mobilizados para recuperar os dois pilotos”, afirma a nota. O acidente ocorreu a cerca de 30 km a leste de Perpignan (sul da França).
“Eles haviam decolado do porta-aviões e eram pilotos muito experientes”, afirmou à AFP o capitão-de-fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha. “Não se sabe se foi uma colisão”, disse. Foram mobilizados para as buscas uma lancha, quatro helicópteros, um avião de observação aérea e um avião de patrulha marítima.
A Marinha francesa tem 17 aparelhos deste tipo. Se o Brasil optar pela compra dos jatos Rafale, será a primeira vez que a aeronave será exportada. A compra é considerada estratégica por prever transferência irrestrita de tecnologia.

Nenhum comentário: