27 de setembro de 2009

VASCO VENCE DUQUE DE CAXIAS E SEGUE LÍDER DA SÉRIE B


Dia bonito, com o sol brilhando, Maracanâ cheio, mas um jogo feio em campo, com o Vasco, sem inspiração. Mesmo assim, o Vasco fez o suficiente para derrotar o Duque de Caxias, garantindo a liderança na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória magra, novamente por 1 a 0, levou o Gigante da Colina aos 55 pontos, seis a mais do que o vice-líder, o Guarani. Com esse resultado, o Cruzmaltino ficou perto da meta projetada pela comissão técnica para garantir a volta matemática à primeira divisão (64 pontos). A equipe da Baixada Fluminense permaneceu com 30 pontos e segue lutando para se afastar da zona de rebaixamento. O resultado também foi atraente para o Duque de Caxias, que tinha o mando de campo e pediu o jogo no Maracanã para arrecadar com o bom momento do Vasco. O único gol da partida foi marcado por Carlos Alberto, O meio-de-campo, que agora tem seis no campeonato e 12 na temporada, é o vice-artilheiro do clube em 2009, atrás de Elton, com 24.

PRIMEIRO TEMPO

Controlando a bola na maior parte da etapa inicial, o Vasco foi pouco produtivo e, além de não chutar, errou muitos passes, especialmente no meio-de-campo, cedendo assim alguns contra-ataques à equipe
O primeiro bom momento do Vasco aconteceu aos 17 minutos. Paulo Sérgio cruzou da direita e Carlos Alberto cabeceou à esquerda do gol. Em seguida, o Duque de Caxias levou perigo em chute de Leandro Chaves que Fernando Prass defendeu. O Vasco, por sua vez, teve uma chance concreta. Aos 33 minutos. Elton rolou a bola dentro da área para Robinho, livre, mas o atacante chutou em cima do goleiro Vinícius que espalmou para fora.
Terminado o primeiro tempo com o placar em branco, a torcida vascaína ensaiou uma vaia, que não chegou a pegar.
O Duque de Caxias retornou acomodado, satisfeito com o resultado, o Vasco mostrou mais diposição em roubar a bola. E logo aos 4 minutos abriu o placar. Elton deu ótimo passe para Ramon, que chutou cruzado. O goleiro Vinícius largou e Carlos Alberto, livre na pequena área, tocou para a rede: 1 a 0.
Em seguida, cada time teve uma boa chance: aos 9, Tiaguinho perdeu oportunidade incrível, cara a cara com o goleiro Fernando Prass. O atacante do Duque de Caxias chutou para fora. Aos 14, Carlos Alberto driblou pela esquerda e cruzou. O zagueiro Santiago cortou mal e quase marcou contra.
A partir daí, o Vasco então passou a dar campo demais ao Duque de Caxias, que chegava perigosamente. Tiaguinho assustou novamente aos 19, ao entrar na área e chutar para fora. Na reposição de bola, o goleiro Fernando Prass levou cartão amarelo por retardar o jogo.
Dorival Jr. Fez então uma alteração tática, tirou Elton e colocou o garoto Philipe Coutinho. E em três contra-ataques o Vasco criou excelentes oportunidades. Aos 40, Ramon entrou pela esquerda, deu uma meia-lua no adversário e chutou para defesa difícil do goleiro Vinícius. Aos 41, Carlos Alberto lançou Robinho na área. Ele driblou o zagueiro, mas chutou em cima do goleiro. Aos 43, Philipe Coutinho deu ótimo toque para Carlos Alberto, que driblou e chutou por cobertura, à esquerda de Vinícius.
Os jogadores vascaínos têm consciência de que não jogaram um bom primeiro tempo.
- A gente precisa pegar mais a bola e agredir mais o adversário. Se a gente tiver um pouco mais de ofensividade, vai melhorar - observou Carlos Alberto ao sair para o vestiário no intervalo do jogo..
O lateral Ramon reclamava da marcação.
- A gente tem que marcar um pouco mais forte, para retomar a bola e criar mais chances de gol - comentou.
- A vitória foi muito mais na disposição do que na parte técnica. A gente precisa ter um equilíbrio maior durante os 90 minutos para conseguir vitórias mais tranqüilas - resumiu Carlos Alberto, no fim.

FUTURO

Na próxima rodada, a 27ª da Série B do Brasileiro, o Duque de Caxias enfrenta, na terça, às 21h50, o Bahia, em Salvador (BA). Já o Vasco, no mesmo dia, mas às 21h, recebe o Figueirense, em São Januário.

DESFALQUES
O atacante do Vasco Elton deixou o gramado sentindo o pé direito e dificilmente jogará na próxima terça-feira, contra o Figueirense, em São Januário, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Ele sente muitas dores e será examinado neste domingo.

FICHA TÉCNICA:DUQUE DE CAXIAS 0 X 1 VASCO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 26/9/2009 - 16h10 Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)Auxiliares: Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) Renda/público: R$ 361.391,00 / 25.554 pagantes e 27.622 presentesCartões amarelos: Gustavo, Santiago, Oziel, Leandro Chaves, Thiaguinho e Juninho (DUQ); Paulo Sérgio, Allan e Fernando Prass (VAS)
GOL: Carlos Alberto, 4'/2°T (0-1)
DUQUE DE CAXIAS: Vinícius, Oziel, Gustavo, Santiago e Marquinho (Paulo Rodrigues, 27'/2°T); Mancuso, Leandro Teixeira (Juninho, 19'/2°T), Leandro Chaves e Thiaguinho; Toni e Gilcimar (Leandro Cruz, 15'/2°T). Técnico: Gilson Kleina.
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio (Fagner, intervalo), Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Allan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano, 22'/2°T) e Elton (Philippe Coutinho, 35'/2°T). Técnico: Dorival Júnior.

Nenhum comentário: