8 de junho de 2009

AERONÁUTICA E MARINHA ANUNCIAM A LOCALIZAÇÃO DE 17 CORPOS


A Marinha informou na noite deste domingo que nove corpos estão a caminho de Fernando de Noronha. Os outros oito corpos estão em uma fragata francesa. Mau tempo atrasa chegada de corpos e destroços a Fernando de Noronha
Submarino francês participará das buscas da caixa-preta do Airbus

O tenente-coronel da Aeronáutica, Henry Munhoz, anunciou em Recife (PE) neste domingo o resgate de mais 12 corpos de vítimas do acidente com o voo AF447 da Air France desaparecido desde o último domingo (31). Até o momento, um total de 17 corpos e dezenas de destroços foram resgatados na área de busca pelo Airbus da Air France.
Os corpos e os destroços foram encontrados a cerca de 1.166 km da costa do Recife. .A distância entre o local que os corpos foram encontrados e a cidade de Recife é a mesma entre o São Paulo e Porto Alegre.
Nove corpos estão a caminho de Fernando de Noronha. A Fragata Constituição, da Marinha brasileira, está transportando os cinco corpos encontrados na manhã deste domingo. Os outros quatro corpos serão transportados pelo navio Patrulha Grajaú. Cinco vítimas que estão sendo trazidas são do sexo masculino e quatro do sexo feminino, de acordo com Munhoz. Na tarde de hoje, outros oito corpos foram resgatados pela fragata Ventose, da Marinha Francesa, de acordo com a Aeronáutica
A distância do local onde os corpos e destroços foram encontrados, e ao mau tempo que persiste na região está dificultando e atrasando os trabalhos de busca, reduzindo a velocidade no traslado. Mas, segundo Henry Munhoz, "a operação de buscas durará o tempo necessário para o resgate dos corpos e o maior número de destroços. Estamos fazendo o melhor para que esses corpos cheguem aqui o mais rápido possível” A previsão é que chegue ao destino nesta terça-feira(9).

Transporte dos achados

Os corpos serão recolhidos por um helicóptero e trazidos para Fernando de Noronha assim que a fragata chegar a um ponto a cerca de 300 km do arquipélago. De lá, serão levados pela aeronave Hércules C130 até Recife. "Os navios possuem equipamentos necessários e câmaras frigoríficas para conservar os corpos" disse o capitão-de-fragata da Marinha, Gilcemar Tabosa Cardoso.
Identificação de corpos e peças
A Aeronáutica e Marinha anunciaram também o resgate de "dezenas" de peças do Airbus A330, mas não deram maiores detalhes das peças. Sobre os destroços, Munhoz disse que "são peças consideráveis que permitem informar que são itens dessa aeronave (do Airbus)", e acrescentou que "as equipes de busca continuam priorizando o resgate de corpos".
Em nota divulgada na noite deste domingo, a Aeronáutica afirma que, além dos corpos, "dezenas de novos componentes estruturais da aeronave" já foram encontrados.
A identificação dos corpos será feita conjuntamente por peritos da Polícia Civil de Pernambuco e pela Polícia Federal. A liberação será feita por legistas do IML de Pernambuco. A Polícia Federal auxiliará com os exames genéticos e confrontos de impressões digitais.

Buscas

Seis navios continuam retirando materiais da região com destroços. Destes, cinco são brasileiros e um é francês. A prioridade das buscas, segundo a Marinha, é, primeiro, para corpos, e depois para destroços. Além dos navios, a Força Aérea Brasileira disponibilizou 12 aeronaves, e a França, mais 2.
"A busca e resagate dos corpos e achados é de responsabilidade da Marinha e da Força Aérea. Os pertences localizados são de responsabilidade da Air France. A investigação será feita pelas autoridades francesas e a identificação dos corpos pela Polícia Federal e pela Polícia Civil", disse o tenente-coronel Henry Munhoz
Nesta segunda-feira, o roteiro da operação será o mesmo, com o voo ainda na madrugada para rastreamento de pontos onde estariam os destroços. Um submarino francês participará das buscas da caixa-preta do Airbus


Nenhum comentário: