A última pesquisa Datafolha revelou um aspecto sgnificativo. 61% do eleitorado já identifica Dilma Rousseff como a candidata de Lula. No entanto, acandidata oficial tem apenas 28% das intenções de voto.
Essa revelação mosta que o Lula não transfere a sua popularidade como votos em favor da Dilma. È fácil entender: Se 61% já sabem, ainda sobram 39% que ainda não sabem. 
É um fato conhecido que em todas as eleições presidenciais, cerca de 20% do eleitorado, por maior, mais disputada e conflituosa que seja a campanha, quando chega o dia da eleição ainda não tem candidato ou não sabe absolutamente nada sobre qualquer candidato. É o eleitor que vota nulo, vota branco ou leva anotado o nome do candidato num papelzinho. 
Sendo assim, em termos de potencial de voto, resta apenas 19% que poderá votar na Dilma pelo fato dela a candidata do "home". 
Deu para entender: 100% - 61% = 39% - 20% = 19%! 
Mantendo-se a projeção atual, conforme revelam os números das pesquisas, dos 19%, apenas 9% votarão na Dilma. 
Antecipando a coisa e fechando a conta: quando 80% souberem que Dilma é a "laranja" do Lula, a candidata terá alcançado, no máximo, 37% de intenções de voto, perdendo a eleição para José Serra, ainda no !º turno.
A verdade é que, até agora, depois de dois anos de campanha antecipada, com o uso da máquina, os números indicam que a eleição não vai depender de Lula. Mas, todo mundo sabe que é duro abandonar uma tese, mesmo que ela seja furada.


Nenhum comentário:
Postar um comentário