28 de abril de 2010

CABRAL NA OFENSIVA

Brasília-DF
Autor(es): Por Luiz Carlos Azedo Com Norma Moura
Correio Braziliense - 28/04/2010

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, desembarca hoje em Campos, levando a tiracolo o presidente da Assembleia Legislativa fluminense, deputado Jorge Picciani (PMDB), seu candidato preferencial ao Senado. O pretexto é anunciar o início das obras de recuperação do sistema de drenagem da Baixada Campista, mas no plano eleitoral a agenda representa um ataque frontal ao seu principal adversário nas eleições, o ex-governador Anthony Garotinho (PR), cuja mulher, Rosinha Matheus (PR), é prefeita da cidade.
A invasão da principal base eleitoral do casal que já governou o Rio de Janeiro é motivada por pesquisas de opinião que revelam a transferência de votos do interior fluminense para Cabral, que hoje contaria com o dobro das intenções de voto de Garotinho. A calamidade causada pelas chuvas que atingiram o estado, depois das medidas adotadas por Cabral, catapultaram o seu prestígio na Baixada Fluminense e nas regiões de Niterói e São Gonçalo.
Cabral mudou o foco de sua estratégia de reeleição. Pretende isolar e enfraquecer Garotinho no norte fluminense para enfrentar seu maior problema no momento: a oposição na capital. Na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), seu aliado, não vai tão bem como esperava. Seu maior desgaste é na Zona Oeste, onde venceu a eleição. Com isso, a candidatura de Fernando Gabeira (PV) ganha chances de chegar ao segundo turno e passa a ser ameaçadora.

Brasília - DF

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não esconde mais seu descontentamento com as decisões da legenda em Brasília. O senador deixou claro que não apoia a ida de Marcelo Aguiar para a Secretaria de Educação do DF. “O atual GDF não representa os anseios de mudança ética do povo de Brasília por estar alinhado com os governos anteriores”, disparou.


Quebrou

Pedreira nas eleições para o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT-RJ), candidato a senador na chapa de Cabral. O Previni, Instituto de Previdência do município, quebrou. Só tem recursos para pagar dois meses de 3.500 aposentadorias e pensões. O motivo é a falta de repasses de recursos da prefeitura para o fundo de pensão de seus funcionários nos últimos cinco anos.

Rombo

O calote da prefeitura de Nova Iguaçu no Previni é de R$ 400 milhões

Batalha

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara será cenário hoje para um embate ideológico como há muito não se via. Afeito a irritar o pessoal da esquerda, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) vai apresentar um requerimento na comissão pedindo a condenação de Cuba por violação dos direitos humanos e congratulando-se com a União Europeia pelo posicionamento contrário à ditadura castrista.

Eduardo Paes
É o prefeito da ordem. Correu atrás de camelôs, vans e barraqueiros pelos principais logradouros da cidade, principalmente nas praias da Zona Sul. No episódio das chuvas, foi muito performático, comandando a administração do centro de controle da Defesa Civil. Mas as ações estruturantes de seu programa de governo não saíram do papel. Cabral cobra do aliado a implantação do bilhete único, mais asfalto e iluminação pública, investimentos em saúde e muitas obras nos morros da cidade.

Gaiato

O silêncio do deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) não escondia a contrariedade diante das provocações do colega Flávio Dino (PCdoB-MA), ontem, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça que discutiu o projeto de lei que amplia as atribuições da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Enquanto a oposição acusava a proposta de promover a censura, Dino pediu aparte: “A Ancine foi criada no governo anterior, e se o PSDB não faz, eu quero fazer a defesa de FHC”, brincou.
Vice
Não é mero balão de ensaio a hipótese de o senador Francisco Dornelles, do PP-RJ, vir a ser o vice do tucano José Serra na sucessão presidencial. A indicação do tio de Aécio Neves é uma peça no xadrez das eleições do Rio de Janeiro e de Minas com muitas implicações do ponto de vista das alianças nos dois estados. O governador Sérgio Cabral, grande aliado de Dornelles, trabalha para mantê-lo na base da petista Dilma Rousseff, mas não terá êxito se Dornelles for indicado para vice de Serra pelo ex-governador de Minas.

Prazos
A OAB quer aprovar uma lei que regulamente o período de férias dos advogados durante o recesso do Judiciário, com a interrupção ou suspensão dos prazos judiciais, mantendo-se apenas o plantão para despachos de ações que requeiram urgência. Segundo o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, os advogados deveriam ter um período de descanso, como todos os trabalhadores.

Aval
A Comissão de Relações Exteriores do Senado examina amanhã as indicações de três embaixadores: Ana Lucy Gentil Cabral Petersen, para representar o Brasil na República de Angola; Fernando Simas Magalhães, para a República do Equador; e Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, no Reino Unido da Grã-Bretanha e na Irlanda do Norte.

Paraguai
O Brasil vai reforçar a tradicional cooperação militar com o Paraguai, cujo presidente, Fernando Lugo, enfrenta um surto de guerrilha ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) no norte do país, na fronteira com o Brasil. Cederá três aviões de treinamento Embraer T-27. Tucano à Força Aérea daquele país.











Nenhum comentário: