19 de abril de 2010

PEDÓFILO DE GOIÁS ENCONTRADO MORTO NA CADEIA: ENFORCADO

Adimar Jesus da Silva, que confessou ter matado seis jovens em Goiás, foi encontrado enforcado numa cela individual, segundo a polícia. A morte do pedófilo reacende a discussão sobre o sistema penal.

O pedreiro Adimar Jesus da Silva apareceu morto na cela em que estava isolado desde o dia 10, em Goiânia. Ele apresentava sinais de enforcamento e tinha em volta do pescoço uma corda tirada da capa do colchão onde dormia.
A delegada titular da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Renata Cheim declarou que existe a suspeita é de suicídio.

A morte do pedreiro reacende o debate sobre a polêmica da falência do sistema carcerário brasileiro, do papel do Estado na custódia de presos e das falhas do processo judicial.
Renata Cheim explicou que Adimar estava isolado na cela e que o circuito interno de imagens da delegacia revelou que ninguém entrara no local nos momentos anteriores à morte. Segundo ela, o preso foi encontrado mor to por volta das 12h30m. Pouco antes disso, ao meio-dia, Adimar tinha conversado com os onze vizinhos de cela. No diálogo, teria contado os detalhes dos crimes de Luziânia. A delegada esclareceu ainda que, por medida de segurança, o preso não tinha acesso a a lençóis e roupas, para evitar um possível suicídio. Peritos do Instituto Médico Legal (IML), apontarão oficialmente a causa do óbito. A Corregedoria da Polícia Civil vai investigar se houve omissão na morte do pedreiro.


Para OAB, houve falha do Estado

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, avalia que a morte de Adimar revela o estado de calamidade do sistema prisional do país. Segundo ele, o poder público falhou duas vezes: ao liberar Adimar e ao permitir sua morte na prisão.


MP investigará morte


Imediatamente após a confirmação da morte de Ademar, a Procuradoria-Geral de Goiás designou dois promotores do estado para acompanhar o caso. Um deles foi para o Instituto de Medicina Legal (IML) e o outro para a Denarc

Nenhum comentário: