19 de abril de 2010

GAROTINHO CANDIDATO

Em um evento que reuniu ontem 6 mil pessoas no Rio, o ex-governador Anthony Garotinho foi aclamado como pré-candidato do Partido da República (PR) ao governo do estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito ao fim do 1º Congresso Regional da legenda.

Também ficou decidido que o deputado federal pastor Manoel Ferreira será o candidato da sigla ao Senado. Após os debates, os republicanos deixaram em suspenso o apoio oficial à pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), até que a ex-ministra chefe da Casa Civil garanta a reciprocidade.

– Minha candidata pessoal continua sendo a Dilma, com quem eu e a Rosinha temos afinidades políticas há muito tempo. Mas a decisão do partido fica para o dia 18 de junho quando acontecerá a nossa convenção – explicou o ex-governador, em entrevista coletiva após a cerimônia.

Críticas a adversários Desde o início do evento, Garotinho mostrou que não pretende dar trégua ao ex-aliado e hoje adversário político, o governador Sérgio Cabral (PMDB). As críticas à sua gestão começaram na apresentação da proposta de projeto de governo do PR feita pelo presidente do Instituto Republicano, Fernando Peregrino.

Ao fim do discurso, Garotinho definiu a futura campanha eleitoral como um combate entre forças "do bem" representadas pela sua candidatura, contra o lado "do mal" dos adversários.

– O povo do nosso estado vai ter que escolher – disse, sob aplausos.

Apesar do discurso feroz contra Sérgio Cabral, Garotinho reconheceu qualidades em outros adversários. Perguntado sobre Fernando Gabeira, ele elogiou o deputado federal do PV, com quem deve disputar a corrida pelo governo do Rio. Para alguns colaboradores do ex-governador, foi um possível aceno dado por Garotinho de que poderá vir a apoiar o verde, caso seja necessária alguma aliança no segundo turno.

A possibilidade levantou especulações sobre uma reviravolta ao apoio de Garotinho à Dilma, uma vez que Gabeira deve apoiar o candidato tucano José Serra na campanha à Presidência da República.

Sobre os resultados das pesquisas eleitorais que o apontam como segundo colocado na sucessão estadual, o ex-governador do Rio ponderou que ainda é cedo para avaliá-las.

– Os índices de rejeição, como os que são apontados em relação ao meu nome, acontecem com todo mundo que se expõe – defendeuse Garotinho.

Aniversário Antes de anunciar a escolha de Garotinho como pré-candidato do PR, correligionários do partido comemoraram o aniversário de Anthony Garotinho, que ontem completou 50 anos. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e a vereadora Clarissa Garotinho também estiveram no congresso para apoiar a candidatura do patriarca da família.

Muitos filiados à legenda precisaram acompanhar o congresso do lado de fora da casa de espetáculos na Zona Sul. Como a capacidade era de 4 mil pessoas, cerca de duas mil precisaram ocupar os jardins do Museu de Arte Moderna (MAM).

Ao fim do encontro, Garotinho anunciou algumas das propostas que pretende defender na futura campanha, como a redução do preço da passagem no Bilhete Único, que na possível gestão dele passaria a valer por três horas, em vez das duas horas atuais.

Nenhum comentário: