31 de julho de 2009

A MUDANÇA DO DISCURSO DE LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o discurso sobre a crise do Senado, com denúncias envolvendo o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Lula deixou claro ontem que não está mais disposto a sofrer o desgaste de defender publicamente a permanência de Sarney no cargo, após as inúmeras denúncias feitas contra o senador. Lula, dias atrás falava em respeito à "biografia" de acusados, dizendo que Sarney não é uma pessoa comum. Agora, declarou que a permanência de Sarney no cargo é um problema que cabe exclusivamente ao Senado.
"Não é problema meu. Não votei no presidente Sarney para ser presidente do Senado. Nem votei nele para ser senador no Maranhão", disse Lula, que se confundiu ao citar o Maranhão como o Estado representado pelo peemedebista na Casa, que foi eleito pelo Amapá. "Não votei no Arthur Virgílio, não votei em ninguém. Eu votei nos senadores de São Paulo. Então, quem tem que decidir se o presidente Sarney tem de ficar na presidência do Senado é o Senado, não eu",
Lula adotou uma velha atitude, jogar a responsabilidade nas costas dos outros, no caso dos próprios senadores, acusando-os de prejudicar o País com a paralisia do Legislativo. "Tudo o que eu espero é que o Congresso, agora com a cabeça fria, depois de 10 dias férias para todo mundo, em que cada um foi viajar, descansar, converse. Que se reúnam, como os homens adultos que são, todos com mais de 35 anos de idade, e decidam normalizar a situação do Senado." Essas declarações do presidente poderão provocar reações dos senadores.
A mudança de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), começou a ser ensaiado na semana passada, depois que o Palácio do Planalto recebeu uma pesquisa sobre os efeitos da crise política sobre o governo. A pesquisa revelou que a defesa do senador Sarney não estava sendo assimilada pela opinião pública e o que mais grave: a defesa de Sarney estava “pegando mal” tanto para Lula quanto para Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidata à presidência. O jornal afirma que Lula já marcou uma reunião na segunda-feira com Sarney, que se diz deprimido com a avalanche de denúncias contra ele e sua família, para avaliar a renúncia. Lula negou o encontro.
O comportamento do presidente revela todo o seu caráter. Defende o indefensável e quando a coisa aperta...não sabe, não é problema dele.

Nenhum comentário: