1 de julho de 2009

TIÃO VIANA DIZ QUE AGACIEL EMPRESTAVA DINHEIRO A SENADORES.

DEU NA ÉPOCA

O senador Tião Viana (PT-AC) confirmou ter recebido uma proposta de ajuda em dinheiro de Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado. Tião Viana disse também que Agaciel confidenciou que costumava fazer empréstimos a senadores "a fundo perdido", ou seja, sem a necessidade de devolução. Na prática, não se tratava de empréstimos, mas doações.
Tião, na época era presidente interino do Senado. Ele substituíra Renan Calheiros. Foi derrotado em fevereiro por José Sarney quando tentou voltar ao cargo. Tião disse que naquela época " tinha dois planos de previdência. Um da Universidade Federal do Acre e outro do Senado. Como naquela época minha mulher, que é arquiteta, estava praticamente sem trabalho, o pagamento ao Senado, cerca de R$ 1,3 mil por mês, ficou pesado. Fui ao Agaciel pedir para suspender esse pagamento. Ele me disse que poderia pagar o plano para mim, como fazia com outros senadores a quem concedia empréstimos a fundo perdido. Não aceitei", afirma Tião Viana.
Tião Viana diz também que contou essa história a alguns colegas da Casa, como o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A conversa com Agaciel, segundo Viana, teria sido testemunhada por seu chefe de gabinete.
As revelações sobre supostas doações de Agaciel para senadores podem abrir uma nova frente de crise no Senado. No fim de semana, o subchefe do gabinete do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Carlos Homero Vieira Nina, confirmou que pediu dinheiro a Agaciel Maia para ajudar o senador tucano a pagar uma conta de hotel em Paris em 2003, conforme reportagem da revista Istoé.
Há 40 dias, ÉPOCA ouviu Agaciel sobre os rumores de que ele dava dinheiro a senadores. Ele negou. Disse que isso era mais uma lenda de seus adversários. Na versão de Agaciel, o empréstimo a Arthur Virgílio não foi pago. Virgílio afirma que seu assessor quitou a dívida.

Um comentário:

XAMBIOA NOSSA VERDADE INCONVENIENTE disse...

Bonito blog cara.. não desanime, e procure postar todos os dias... se possivel claro.. Abraços.