9 de julho de 2009

GOVERNO DA NICARÁGUA PROIBE VÔO DE PRESIDENTE DE HONDURAS EM SEU ESPAÇO AÉREO E DIFICULTA MEDIAÇÃO DE OSCAR ARIAS

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS





Está ameaçada a mediação do presidente costarriquenho e Nobel da Paz, Oscar Arias, em encontro programado para realizar-se, hoje em Costa Rica, em que seria negociada uma saída para a crise deflagrada com a deposição do presidente Manuel Zelaya. Tanto Zelaya, quanto Micheletti, que chefia o governo interino de Honduras aceitaram, na terça-feira, abrir um diálogo direto com a mediação de Arias, que os receberá em sua própria casa. Micheletti disse estar disposto a dialogar, mas já afirmou que a restituição de Zelaya ao poder está fora de negociação.
O avião presidencial que levaria Michletti a Costa Rica teria que usar o espaço aéreo da Nicarágua. A Força Aérea hondurenha pediu a autorização a Nicarágua para o sobrevôo do avião. Entretanto, o governo da Nicarágua proibiu nesta quarta-feira o governo interino de Honduras de usar o espaço aéreo do país, forçando a equipe do presidente Roberto Micheletti a rever os planos de viagem à Costa Rica.
"A negativa foi anunciada em uma notificação à Aeronáutica, mas esta não será uma razão para impedir que Micheletti vá a um encontro tão essencial para recobrar a paz e manter a democracia em Honduras", disse o diretor da Aeronáutica Civil de Honduras, coronel Alfredo San Martín.
"Vocês vão saber quando eles partirem. O horário não podemos dar por razões de segurança", afirmou Micheletti, dando a entender que não participará da comissão do governo interino.
Os membros do Conselho de Segurança de Honduras, que inclui os ministros de Defesa, Segurança, Governo e Relações Exteriores, se reuniram na noite desta quarta-feira para determinar se Micheletti iria ou não ao encontro, segundo relataram fontes do governo citadas pela agência France Presse.
Dirigentes dos partidos aliados ao governo interino temem que Micheletti possa ser preso ao pousar na Nicarágua. Outros alertam que o avião pode ser interceptado se passar pela Nicarágua, país aliado a Venezuela, cujo presidente, Hugo Chávez, afirmou que fará tudo para "derrotar os golpistas."

Zelaya está em Costa Rica

Zelaya chegou nesta quarta-feira à Costa Rica. O avião privado que levava Zelaya aterrissou às 17h36 (20h36 no horário de Brasília) no aeroporto Juan Santamaría, nos arredores de San José, procedente de Washington.
Zelaya chegou acompanhado por sua chanceler, Patricia Rodas, e foi recebido pelo ministro de Relações Exteriores costarriquenho, Bruno Stagno. O líder deposto criticou Micheletti fortemente, qualificando-o de golpista e criminoso e ressaltou que vê esta mediação como um processo onde o atual governo hondurenho poderá expor seus planos para "uma saída da forma mais honrosa".
Acrescentou que se mantém firme na posição de exigir sua restituição no poder. "Não defender a restituição de um presidente democraticamente eleito seria um despropósito", disse.
A proibição declarada pelo governo da Nicarágua revela que o governo desse país que apóia Zelaya não está muito comprometido com a mediação nem com as tentativas de buscar uma solução pacifica para a questão.

Nenhum comentário: