9 de julho de 2009

LULA MANDA PT APROVAR AUMENTO PARA APOSENTADOS

Deu no O GLOBO 09/07/2009
A equipe econômica resiste em conceder aumento real (acima da inflação) para aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo. Resiste também a pressão dos ministros que brigam por orçamentos mais generosos.

Mas a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de contemplar o grupo dos aposentados que tem mais de 5,3 milhões de pessoas em 2010 e negociar uma alternativa para o fim do fator previdenciário. A orientação foi dada ao PT há uma semana.

Não importa se o dinheiro anda curto e a área econômica do governo é pressionada por outros ministérios a aumentar o orçamento de cada pasta às vésperas do ano eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já decidiu a questão rdeterminou um ajuste real (acima da inflação) para aposentados e pensionistas que recebam acima do salário mínimo – um grupo de 5,3 milhões de pessoas tem muito peso eleitoral . “A avaliação é que o governo está entre a cruz e a espada: se não fizer uma concessão aos aposentados poderá ter uma perda ainda maior se a Câmara aprovar projeto de lei - já aprovado pelo Senado - que dá aos beneficiários do INSS a mesma política de reajuste do salário mínimo: a aplicação do índice de preços, mais o resultado do PIB até 2023”. Lula quer dar um aumento de até 2,5 pontos porcentuais acima da inflação. Ele sabe que não pode prejudicar a candidatura da Dilma, e fará o que for possível e necessário para agradar os eleitores.
Leia mais em O Globohttp://http//oglobo.globo.com/pais/mat/2009/07/08/lula-insiste-em-aumento-real-para-aposentados-756737333.asp

Nenhum comentário: