11 de setembro de 2009

LULA VAI TESTEMUNHAR A FAVOR DE DIRCEU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convocado como testemunha do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no processo do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Dirceu é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa. Os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ) e José Janene (PP-PR) também arrolaram o presidente como testemunha, mas, de acordo com a Agência Brasil, o ofício com essa convocação não chegou ao Palácio do Planalto.
Lula responderá por escrito
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responderá, por escrito, ofício em que foi arrolado como testemunha de defesa na ação penal do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O documento chegou à Presidência da República no dia 18 de agosto, encaminhado pela juíza Pollyana Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília. No ofício, ela informa que Lula foi arrolado como testemunha e pergunta se ele vai se manifestar sobre a indicação e como o fará.
O ofício foi enviado pela juíza, pois, em processos extensos, o Supremo pode delegar a instrução a juízes de outras instâncias. O relator da ação no STF é o ministro Joaquim Barbosa. O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator da ação, já teria enviado documento ao presidente para saber como ele vai prestar os esclarecimentos, segundo informação do site do Supremo
Outras duas testemunhas de peso de Dirceu foram ouvidas em maio. Os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Aldo Rebelo (Relações Institucionais), que presidia a Câmara na época em que estourou o escândalo do mensalão, negaram a existência do esquema de propina no Congresso. O depoimento do presidente deve ser entregue entre os dias 14 de setembro e 30 de outubro, por determinação da Justiça.

Nenhum comentário: