24 de agosto de 2009

PARA EVITAR DESGASTE DILMA SAI. PALOCCI ENTRA ?


A campanha da candidata do presidente deve se afastar dos refletores. Depois de um período de superexposição na mídia e em palanques políticos, que repercutiram negativamente. Dilma Rousseff deverá sair de cena e mergulhar para evitar o aumento do desgaste perante a opinião pública.
Dilma foi denunciada na justiça por promover campanha eleitoral fora da época; foi acusada de fraude em seu currículo, culminando com a polêmica com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que a acusa de interferir na investigação sobre Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A estratégia do grupo que comanda sua campanha é tirá-la de cena por um período, que pode ser de apenas uma semana ou mesmo de férias mais prolongadas.
Essa espécie de blindagem poderá livrar Dilma de algumas armadilhas que poderão inviabilizar sua candidatura. O maior risco é que em política não há espaço vazio. Aí, quando ela voltar, se voltar, encontrará alguém no lugar
O deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci deve se livrar nesta semana da acusação de que teria ordenado a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Se o STF realmente decidir em favor de Palocci, ele passa a ser uma das principais opções do PT na corrida pelo governo de São Paulo e até pela Presidência. O processo contra Palocci está incluído na pauta da próxima quinta-feira, dia 27. A denúncia foi feita em 2006, quando Palocci era Ministro da Fazenda. Também serão julgados o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, que era assessor de imprensa do Ministério na ocasião.
Uma decisão do STF concluindo pela inocência de Palocci ajudaria seus planos políticos. Fala-se que ele deverá substituir o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro que assumirá uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU). No ministério Palocci poderá ser o candidato do PT ao governo de São Paulo, mas existem especulações e iniciativas para fazer de Palocci o candidato a sucessão de Lula.

Nenhum comentário: