11 de agosto de 2009

DECISÃO DE CÚPULA DE PRESIDENTES SUL AMERICANOS ISOLA CHÁVES

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul), reunindo os presidentes sul-americanos na reunião de cúpula realizada em Quito, Equador adotou uma posição conciliatória, evitando o tom bélico sugerido pelo presidente venezuelano. A declaração final do encontro assinada pelos presidentes presentes não faz nenhuma menção ao uso das bases colombianas pelos EUA. Foi uma derrota para a Chávez que desejava a aprovação de uma sanção. Os países membros tratarão o tema da presença militar norte-americana em território colombiano durante uma reunião de chanceleres e ministros de Defesa sul-americanos que será realizada no final de agosto, segundo fontes diplomáticas.
Durante a reunião, Chávez rompeu o protocolo, que não previa debates em razão do tempo exíguo, e disse que a presença militar americana na Colômbia é uma agressão à Venezuela e traz uma séria ameaça à estabilidade da região. "Hoje, isso pode ser o começo de uma nova tragédia. A Unasul é um bebê e está sob ameaça
Clemencia Forero, vice-chanceler colombiana e representante do governo Uribe, ressaltou que as futuras reuniões não devem se ater apenas à questão das bases, mas incluir também outros temas que causam tensões e desestabilização na América do Sul, como o tráfico de drogas, de armas e a ação de "grupos ilegais" na região O acordo militar que prevê a utilização de bases na Colômbia pelos EUA ficou para futuro debate na reunião de chaceleres e ministros de Defesa.

Nenhum comentário: