27 de junho de 2008

Pescadores de Niterói e Neltur chegam a um acordo e garantem realização festa de São Pedro

Após uma reunião na última quarta-feira, com a participação de dirigentes das associações de moradores do bairro e da Igreja de São Francisco e representantes da Neltur, empresa de turismo de Niterói..Foi acertado que um novo palco será feito para a realização da tadicional festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, que será realizada neste domingo no bairro de Jurujuba, em Niterói..
Representantes da associação de moradores do bairro e da Igreja de São Francisco reclamavam do palco oferecido pela Neltur.. Eles queriam um palco independente para receber o arcebispo da cidade, Dom Alano, e realizar uma missa ao ar livre..

A tradicional festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, esteve ameaçada de ser cancelada por falta de estrutura. Dirigentes da associação de moradores do bairro e da Igreja de São Francisco reclamam que a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), órgão da prefeitura, demorou a fazer o repasse da verba para a festa que, de acordo com o vice-presidente da associação, Luiz Orlando Cardoso Correia, já estava prometida.
A festa de São Pedro é realizada há quase cem anos na cidade, e reúne todos os anos cerca de 30 mil pessoas. Além de uma missa ao ar livre, celebrada pelo arcebispo de Niterói, o evento terá uma procissão até o ancoradouro de Jurujuba, de onde partirá a tradicional procissão marítima. O percurso será feito pela Baía de Guanabara, passando pelas praias de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Icaraí e Boa Viagem. A festa também terá atrações como uma quermesse, uma dança de quadrilhas, shows artísticos, além da feira com barracas de comidas típicas, doces e bebidas
Além da comemoração dos pescadores da Zona Sul de Niterói, os bairros de Piratininga e Itaipu, na Região Oceânica, também preparam duas grandes festas. Em Jurujuba, a comemoração contará com shows, cerca de sessenta barracas de comidas típicas e brincadeiras. Um palco foi montado próximo à Igreja de São Pedro e a partir das 21 horas de hoje a festa será animada pela banda Trilha do Forró. Às 22h30, quem sobe ao palco é o grupo de pagode Lance Certo.
As comemorações seguirão acontecendo amanhã, sábado e domingo, quando as festividades religiosas começam às 5 horas, com a alvorada, que será seguida da Missa das 6 horas. Às 9 horas será realizada Missa ao Ar Livre, celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena. Em seguida sairá a procissão marítima, com a participação de cerca de 150 embarcações, pela orla da Zona Sul. A Missa com Bênção dos Objetos será celebrada às 15 horas e a última missa do dia acontecerá às 20 horas.
Pela primeira vez os pescadores da Lagoa de Piratininga irão realizar uma festa em honra a seu padroeiro. As festividades do "Arraiá dos Pescadores" começam amanhã, com uma missa e a bênção da imagem do santo às 18 horas, na Igreja de São José do Forte Imbuí. Durante três dias, haverá barraquinhas com comidas típicas e shows de forró. Em Itaipu, a festa em honra a São Pedro será realizada nos dias 4, 5 e 6 de julho. De acordo com a Colônia de Pescadores Z-7, isso ocorre para que os pescadores da região possam participar ativamente da comemoração de Jurujuba.

Nenhum comentário: