22 de junho de 2008

Fórmula 1

22/06/08 - 17h34 -
Vitória histórica de Felipe Massa na França
Piloto é o segundo brasileiro a triunfar no país e assume liderança do campeonato pela primeira vez desde Senna
Felipe Massa conseguiu uma vitória histórica no GP da França. O significado da vitória não se restringe ao fato do piloto brasileiro assumir a liderança do campeonato. Massa pôs fim ao jejum de 23 anos sem vitórias brasileiras em Magny-Cours. A última e única vez que isso aconteceu foi com quando Nelson Piquet protagonizou uma zebra ao vencer a disputa com uma Brabham. Esta é apenas a segunda vez que um brasileiro triunfa no país europeu. A primeira com Nelson Piquet, em 1985, ainda no circuito de Paul Ricard, agora com Massa, que, de quebra, ele assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez em sua carreira.
Massa também é o primeiro líder brasileiro do Mundial de Pilotos desde Ayrton Senna em 1993. O tricampeão assumiu a primeira posição daquela temporada após conseguir sua sétima vitória no GP de Mônaco, no dia 23 de maio. Desde então, nunca mais um piloto do país esteve nesta posição. Massa tem agora 48 pontos, contra 46 de Robert Kubica, atual segundo colocado
Kimi Raikkonen, pole position, teve problemas com o escapamento de seu carro no meio da prova e chegou na segunda posição, após ser ultrapassado por Felipe Massa antes da segunda rodada de pit stops. Jarno Trulli, da Toyota, foi o terceiro após segurar de forma sensacional nas últimas voltas o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que terminou em quarto, mesmo após perder cinco posições no grid de largada.
Robert Kubica, da BMW Sauber, fez uma corrida burocrática e chegou na quinta posição. Ele agora está em segundo no Mundial de Pilotos, a dois pontos de Massa. Mark Webber, da RBR, errou logo após o primeiro pit stop, mas se recuperou e terminou em sexto em Magny-Cours.
Nelsinho Piquet foi o sétimo, após uma excelente corrida. O brasileiro esteve sempre na zona de pontuação e segurou a pressão de Lewis Hamilton no início da prova de forma exemplar. No fim, ele ainda foi premiado com um dos poucos erros do bicampeão mundial Fernando Alonso na corrida e ganhou dois pontos no campeonato. O espanhol, companheiro de Nelsinho, fechou a zona de pontuação com a oitava posição.

Nenhum comentário: