24 de junho de 2008

Morro da Providência foi ocupado pelo Exército antes de assinatura de acordo

Antes do início da operação militar no Morro da Providência com o projeto Cimento Social já haviam sido praticados diversos erros. As falhas administrativas e operacionais começaram antes mesmo da assinatura do acordo de cooperação técnica entre os ministérios das Cidades e da Defesa para a implantação do projeto. O Exército ocupou a comunidade, no começo de dezembro de 2007, mas, o acordo só foi celebrado no dia 31 de janeiro de 2008.
Enquanto isso, o Projeto de Lei do Senado (PLS-541/07) do senador Marcelo Crivella, que autoriza a presença dos militares no programa federal de melhoria habitacional em áreas urbanas de risco, sequer foi aprovado no Congresso. De acordo com o site do Senado, a proposta encontra-se na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, sob relatoria do senador Almeida Lima.
O líder comunitário e ex-presidente da Associação dos Moradores do Morro da Providência Nelson Gomes afirma que o local foi mal escolhido. Segundo ele, há comunidades mais carentes na região que necessitam desse tipo de serviço. “A área escolhida para a reforma das casas, além de não ser tão carente, já foi contemplada com obras da prefeitura do projeto Favela-Bairro. As áreas da Pedra Lisa e Sessenta deveriam ser beneficiadas agora com o projeto Cimento Social”, diz.

Nenhum comentário: