10 de agosto de 2008

PT decide manter candidatura de filho de Lula em São Paulo

O PT de São Bernardo vai insistir na candidatura de Marcos Lula para uma vaga na Câmara Municipal da cidade. O partido tinha até o dia 6 de agosto, prazo determinado pela Justiça Eleitoral, para substituí-lo por outro nome caso não quisesse correr o risco de perder um pleiteante, mas manteve a candidatura. O petista é filho do primeiro casamento da primeira-dama, Marisa Letícia, e foi adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Marcos teve o registro vetado pela juíza Fabiana Feher Recasens Vargas, de São Bernardo, que considerou o parentesco com o presidente Lula um fator de desequilíbrio entre ele e os demais candidatos.
A idéia de trocar o candidato chegou a ser cogitada pelo partido na semana passada, mas foi descartada nesta sexta-feira.
Estamos aguardando uma nova audiência porque recorremos. Não tinha nem como discutirmos uma nova porque estamos acreditando que vamos reverter. É uma perseguição política muito grande, uma coisa ruim porque se trata do filho do Lula. Vamos reverter isso, não tenho dúvida - disse o presidente do diretório do PT de São Bernardo, Wanderley Salatiel.
Os advogados de Marcos Lula aguardam resposta do recurso apresentado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Caso o veto seja mantido, o candidato ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em última instância. Enquanto a resposta final não sai, o candidato se diz confiante e continua suas atividades de campanha normalmente.
A insistência na manutenção da candidatura do filho de Lula é mais um aspecto da transformação do prestígio do presidente Lula em suporte de candidatos. Em todo o Brasil vários candidatos brigam para divulgar que são apoiados pelo presidente. Alguns até buscaram o Poder Judiciário para decidir quem pode afirmar que tem o apoio presidencial

Nenhum comentário: