29 de janeiro de 2009

CRISE OBRIGA SARNEY A ACEITAR CANDIDATURA SENADO

Tirei férias. Pretendia voltar depois do carnaval. Confesso, é impossível resistir. A política anda muito engraçada. Todos os dias surgem acontecimentos que nos obrigam a soltar gargalhadas, como, por exemplo, a eleição no senado.
Depois de negar várias vezes, o senador José Sarney finalmente admitiu sua candidatura à presidência do Senado. A primeira vitima de Sarney foi o senador Garibaldi Alves que teve de retirar sua candidatura à reeleição. Garibaldi, constrangido, ao lado de Sarney, foi ainda obrigado a ouvir o senador maranhense declarar a imprensa: "Não desejei, não queria e esperava que não se chegasse a essa situação, mas não poderia deixar de aceitar o apelo do meu partido em prol da unidade".
Aliás, nesse episódio é fácil perceber que Sarney anda aprendendo com o Lula. A candidatura de Sarney deve ter sido influenciada pela política internacional de Lula, que recentemente ofereceu ajuda a Obama para juntos encontrarem a solução para a crise mundial. Sarney disse “Não queria, resisti, mas eu acho que é importante a minha candidatura num momento como esse em que há uma crise mundial”.
Não pensem que o argumento do caudilho é inconveniente. Assumindo a presidência do senado, ele dará tranqüilidade aos mercados mundiais, garantindo a rápida recuperação econômica do mundo inteiro. Ele é um abnegado, disposto a sacrificar sua vida em benefício da humanidade.
E, por falar em nisso, Sarney é um verdadeiro especialista em crise. Na época que era presidente, quando viajava, o Doutor Ulisses dizia: "A crise viajou."”
O anúncio causou reação imediata do PT.
Tião Viana lançou uma carta, exigindo reflexão. Conseguiu alguns resultados. O mais importante: deixou o PSDB tonto. O partido da Social Democracia não sabe o que fazer, nem a quem apoiar. O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio afirmou que decidiu adiar, "até lá para domingo ou até mesmo segunda", a decisão sobre quem a bancada do partido irá apoiar para a Presidência do Senado.
Na verdade, o PSDB está tonto, Não sabe o que o que lhe dá mais vantagem: garantir alguns cargos nas comissões e na Mesa do Senado, ou impedir que a presidência do senado seja usada em favor de Lula e do PF, como por exemplo, colocar em pauta no Congresso o 3º mandato de Lula.
Mas, a carta de Tião Viana é estratégia de desesperado. Primeiro demonstra a falta de diálogo com os senadores. Precisou apelar para a mídia, e pressionar seus colegas. Ninguém acredita nas promessas de Tião Viana. Desculpe, o Noblat acredita. Por isso faz campanha para o senador do PT. Tião Viana quer posar de herói. Ele que usar o senado para fins eleitorais. Não está pensando no senado, mas nas eleições no Acre.
Outra revelação nesse episódio; o velho PMDB parece desembarcar da canoa furada do lula/ PT/Dilma. Prepara sua entrada num futuro governo PSDB/DEM, congêneres, mais a galera que sempre adere.

Nenhum comentário: