25 de fevereiro de 2009

BANCOS RECUPERAM 100 MIL CARROS DE INADIMPLENTES

Cerca de 100 mil carros foram recuperados pelos bancos brasileiros de clientes inadimplentes. Esse número representa metade das vendas mensais de veículos novos no país, para desovar no mercado de autos usados.
Os principais bancos que financiam veículos relatam que o volume de recuperação creceu de 20% a 30% no início do ano em relação ao que acontecia até setembro.
A culpa foi da alta na inadimplência dos consumidores, que atingiu a média de 4,3% em dezembro, o maior nível desde 2002, segundo o Banco Central. Para a Fenabrave (associação das concessionárias), o volume de carros retomados representa pouco mais de 1% dos 9 milhões de veículos alienados no país. Na conta dos bancos, de cada 4 financiamentos inadimplentes, apenas 1 termina com a retomada.
Esse estoque é mais um motivo de pressão no segmento de usados, que vive queda sem precedente nos preços e cuja falta de liquidez trava as ações para retomar a venda de carros novos. Se todos esses carros voltassem ao mercado, somariam até R$ 3,506 bilhões.

Nenhum comentário: