A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) também vai apurar denúncias sobre restrições no uso do Rio Card por idosos no Rio de Janeiro. A Comissão tomou idêntica decisão ao Ministério Público fluminense ao receber denúncias de vários usuários estariam recebendo cartas remetidas pelo Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio (Rio Ônibus) considerando excessiva a utilização do benefício do passe livre, principalmente aos sábados, domingos e feriados, além do horário noturno.
Segundo o deputado Marcelo Simão, presidente da comissão, será analisada a legalidade de cartas enviadas aos usuários sobre a utilização excessiva do benefício, Para o deputado, o "Rio Ônibus não pode suspender o direito à gratuidade dos usuários; isso é abuso de poder e desrespeito aos cidadãos da terceira idade".Marcelo Simão disse ainda que as empresas não podem estipular um limite de viagens para o uso da gratuidade e os usuários têm direito a percorrer um trajeto usando o benefício concedido quantas vezes quiserem. O deputado disse que, se for necessário, irá convocar uma audiência pública na Alerj.
Em cada 20 reclamações ao Disque Idoso da Assembleia, cinco tem se referido às cartas recebidas por usuários do Rio Card, principalmente pessoas acima de 60 anos. A Comissão do Idoso da Alerj, presidida pelo deputado Mário Marques (PSDB), já oficializou denúncia sobre este caso ao Ministério Público Estadual (MPE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário